No presente ano vivemos o 10.º Natal desde a fundação do nosso Agrupamento.
Ao longo destes anos a família do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho tem crescido, continuando dela a fazer parte todos aqueles que aqui trabalham ou trabalharam.  
Festejamos pois mais um Natal com muita alegria, homenageando, de forma singela, aqueles que se aposentaram nestes últimos 10 anos e que nos honraram com a sua presença.

O Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho candidatou-se ao Projeto “Donativo Missão Continente”, subordinado ao tema “Palmo e Meio de Saúde” com a finalidade de prevenir a obesidade infantil, através da sensibilização dos alunos para a prática regular da atividade física desportiva, bem como para a importância de uma alimentação saudável e a sua relação com a saúde. Este projeto foi idealizado após se ter verificado que 35% dos alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos, deste agrupamento, apresentam um IMC superior ao normal e se ter comprovado que os mesmos não praticam uma alimentação saudável. O projeto contempla uma bateria de atividades de articulação interdisciplinar, escola-família-parceiros/colaboradores. Os principais eixos de intervenção são: Formação na área da alimentação saudável para cozinheiras da cantina da escola, EE e alunos, com showcooking; Criação de espaços desportivos na escola; criação de uma horta pedagógica, entre outras atividades. Assim, contamos com o seu voto e participação ativa na seleção do nosso projeto, com vista no combate à Obesidade Infantil.

continente

 

A Associação de pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho venceu o prémio do Programa Bairro Feliz, do Pingo Doce, com o Projeto "Subir e descer em segurança", que beneficiará a acessibilidade da escola sede do Agrupamento.

O nosso muito obrigado a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste projeto.
 
IMG 20191212 WA0009

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

cartaz DIPD 2019

 

João Miguel Dias da Silva, antigo aluno da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Reis Leitão nos anos letivos de 2005 a 2010, dinamizou no passado dia 5 de dezembro, uma palestra sobre a importância da valorização da aprendizagem de línguas estrangeiras, do estudo e da resiliência para uma cidadania ativa e partilhou com os alunos do 9.º ano a sua experiência de estudo em Portugal, na Lituânia e Alemanha como aluno do projeto ERASMUS. Esta atividade promovida pelo departamento de Línguas em colaboração com os Serviços de Psicologia e Orientação, teve também como objetivo levar os alunos a refletir sobre a importância da escola e de todos os seus recursos, no sentido de promover uma atitude positiva face ao estudo e à orientação vocacional.

No dia 20 de novembro teve lugar na EBGCC o Estendal dos Direitos das Crianças. Esta iniciativa foi dinamizada por algumas turmas, em colaboração com a CPCJ de Seia e terminará no próximo dia 27 do corrente mês. Para desenvolver esta atividade, alunos e professores decoraram t-shirts com mensagens alusivas ao tema, utilizando, para o efeito, materiais diversos. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das Comemorações do 30.º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança. Deste modo, pretende-se relembrar/reforçar o conhecimento, a discussão e aplicação dos direitos das crianças.