João Miguel Dias da Silva, antigo aluno da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. Reis Leitão nos anos letivos de 2005 a 2010, dinamizou no passado dia 5 de dezembro, uma palestra sobre a importância da valorização da aprendizagem de línguas estrangeiras, do estudo e da resiliência para uma cidadania ativa e partilhou com os alunos do 9.º ano a sua experiência de estudo em Portugal, na Lituânia e Alemanha como aluno do projeto ERASMUS. Esta atividade promovida pelo departamento de Línguas em colaboração com os Serviços de Psicologia e Orientação, teve também como objetivo levar os alunos a refletir sobre a importância da escola e de todos os seus recursos, no sentido de promover uma atitude positiva face ao estudo e à orientação vocacional.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

cartaz DIPD 2019

 

No dia 20 de novembro teve lugar na EBGCC o Estendal dos Direitos das Crianças. Esta iniciativa foi dinamizada por algumas turmas, em colaboração com a CPCJ de Seia e terminará no próximo dia 27 do corrente mês. Para desenvolver esta atividade, alunos e professores decoraram t-shirts com mensagens alusivas ao tema, utilizando, para o efeito, materiais diversos. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito das Comemorações do 30.º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança. Deste modo, pretende-se relembrar/reforçar o conhecimento, a discussão e aplicação dos direitos das crianças.