A incursão dos 9ºs à universidade com setecentos anos de vida

 

No passado dia 12 de Março os alunos dos 9ºs anos do nosso agrupamento realizaram uma VE à UC, que assinalou os seus 727 anos de existência no dia 1 de Março.

Visitaram espaços importantes históricos ligados à UC e às várias áreas do saber. Como se encontram em ano terminal de ciclo, e período de importantes escolhas em relação ao seu futuro, tiveram oportunidade de visitar espaços dedicados às ciências (química, física, biologia, astronomia), onde viram instrumentos científicos e simularam experiências dedicadas a estes ramos da ciência; Os temas incidiram, entre outros, em conteúdos já iniciados pelos alunos como “os segredos da luz e da matéria”; “ciência experimental”; “ A natureza da luz / cor”; “Sistema solar”; “Biologia da Visão”; A visita teve ainda outros (magníficos) momentos, como foi a visita ao museu nacional Machado de Castro, com os alunos a deslumbrar-se com o criptopórtico (estrutura romana com dois mil anos) e muitas peças de arte sacra. Além de um opíparo almoço nas cantinas universitárias (para se irem habituando), ainda tiveram uma visita ao Botânico, onde aprenderam imensas coisas de história, plantas, curiosidades e ambiente.

Por fim uma nota sobre o comportamento geral do grupo que, apesar da agitação e excitação normal de “uma saída da escola” e de uma menina que se armou, durante a viagem, em “grande cantora”……todos temos tido imensa dificuldade em tirarmos o som dos ouvidos!!!, dizia, apesar de tudo isso, a viagem decorreu muito bem, foi magnífica e os alunos dignificaram a sua escola.

Em resumo, a repetir….sem naturalmente a diva cantora que, se for, tapamos-lhe a boca ou desligamos o microfone do autocarro!!!

 

Fotografias