image

 

O Power-UP trata-se de um projeto em torno do tema ambiental, é promovido pela GALP e destina-se a alunos 2.º/3.º ciclo/comunidades escolares. Neste projeto os participantes, por grupos,são desafiados a explorar temas como o desenvolvimento sustentável e a transição energética. No fundo, e atendendo à imperiosa necessidade da sociedade enfrentar "a sério" a questão da sustentabilidade do planeta - dizem que vai escasseando o tempo em que o podemos fazer, temos de questionar a forma como usamos os recursos do planeta, como produzimos os bens que consumimos (com que custos ambientais?) e a forma como gastamos a energia. A escola constitui o lugar ideal (e momento) para se iniciar essa mudança, que conquiste e arraste o resto da sociedade. 
Durante a palestra - onde estiveram a Turma do 7.º B e um grupo de 8 alunos voluntários do 8.ºA, foram apresentados alguns dos problemas concretos que colocam em causa a sustentabilidade do planeta como o uso dos plásticos (e a necessidade de mudarmos de embalagens), consumo de recursos (nomeadamente, de água) e o uso de energia. Foram apresentados alguns exemplos de projetos concretos que podem ser realizados e como podem ser implementados. 
Agora o desafio é, por grupos, pensar num problema, numa solução (ou proposta de solução), elaborar uma brochura e saber defendê-lo. Durante a palestra foram surgindo já algumas propostas/hipóteses de trabalho muito interessantes.
Agora, mãos na massa...