Glacial erosion experiment

O projeto eTwinning “Let’s Geopark!”(https://twinspace.etwinning.net/103035/home) foi desenvolvido com escolas parceiras de Portugal, Grécia e Turquia (Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Coimbra, Primary School of Ippeios, em Lesvos, e Mersinli Şehit Ahmet Uludağ Secondary School, em Salihli). O projeto envolveu professores de vários ciclos de ensino e disciplinas nas escolas parceiras: Ana Rita Alves, Elsa Pinheiro, Fátima Silva e Manuela Pereira (Seia), Francisca Pessoa e Filomena Fragoso (Coimbra), Vivi Zangogianni e Despina Koutsomiti (Lesvos) e Hüseyin Öztürk (Salihli).

Antes de ser lançada uma proposta de projeto na plataforma eTwinning, a ideia foi debatida em trabalho colaborativo com Fátima Silva, co-fundadora do projeto, Emanuel de Castro e Hugo Gomes, da Associação Geopark Estrela.

As escolas parceiras, na área de três geoparques, Geopark Aspiring Estrela, Geopark Lesvos e Geopark Manisa-Kula, desenvolveram um trabalho colaborativo sobre os geoparques europeus. Os professores e alunos adquiriram conhecimento sobre as áreas cobertas pelos geoparques, caracterizaram as paisagens de acordo com sua história geológica, escreveram descrições e criaram registos ilustrativos. Foi desenvolvida uma aprendizagem sobre as condições de formação dos parques ao longo do tempo, a flora e fauna, as atividades que os visitantes podem realizar e as novas ocupações dos residentes na área dos geoparques.

Embora se tenham verificado constrangimentos devido ao ensino a distância, o trabalho colaborativo continuou e realizaram-se momentos muito significativos de aprendizagem e de interação entre os diferentes membros do projeto.

No que diz respeito à colaboração da Associação Geoparque Estrela, numa demonstração de nítido apoio à sua rede de Parceiros Educativos, tivemos o contributo de Lucas Cezar, na identificação de algumas espécies de aves, e de Filipe Patrocínio, que já foi nosso aluno e nos cedeu algumas fotografias do Vale Glaciar do Zêzere.

Muito obrigada.

Fátima Silva, Coordenadora de Ano e Coordenadora eTwinning