SPO Covid 19
SPO2 Covid 19
Este serviço, em contexto educativo, pretende estar com toda a comunidade educativa, numa altura em que a preocupação, pela situação não é individual, mas coletiva partilhando alguma informação que a Ordem dos Psicólogos Portugueses nos tem enviado a nós psicólogos, que nos pede e agradece para que os mesmos sejam divulgados.

 

Informação que me parece útil partilhar convosco, através da página do Agrupamento, uma vez que não o posso fazer presencialmente Faço-o com a intenção de estar com todos, numa altura em que um dos maiores desafios, que se coloca a cada um de nós é o de estarmos juntos e coesos, na luta pela Saúde da Humanidade. Não podemos perder tempo, para a resolução de um problema comum, que juntos poderemos vencer.

Assim no âmbito da promoção de literacia psicológica, recomendo a leitura de  alguns documentos enviados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), traduzidos pela OPP,  " como lidar com o stress no surto de COVID19" e " como ajudar as crianças a lidar com o stress no surto de COVID19", indo assim ao encontro das preocupações também já demonstradas por outras organizações de psicólogos como a American Psychological Association. 

 E ainda um documento de apoio "Como lidar com uma situação de isolamento (e com crianças) e Documento de apoio "Como lidar com uma situação de isolamento se for um cidadão sénior (ou seu familiar)"

Recomendo ainda algumas notícias e entrevistas publicadas por elementos da OPP,  que gostaria de partilhar convosco: 

Por último clarificar a questão “Qual o papel dos psicólogos na Linha SNS24?

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) pretendem com brevidade reforçar a linha de atendimento telefónico SNS24 com psicólogos que possam, explorando capacidades de comunicação, numa primeira linha e partir de protocolos definidos, prestar informações sobre a situação que se vive com o COVID-19 e efetuar potenciais encaminhamentos para outras respostas. Sublinhamos que, este ‘anúncio’, se prende com um reforço do atendimento telefónico SNS24 e da informação/comunicação em período de crise e não a criação de uma linha de apoio psicológico. Neste momento, este processo já está a ser operacionalizado.

Deixo-Vos por agora, continuarei a comunicar as informações, enviadas pela OPP, com o objetivo de todos nos ajudarmos e nos capacitarmos para melhor enfrentarmos a atual situação.

A Psicóloga

Conceição Pina Cabral